Os porquês do blog

Publicado: junho 13, 2013 em Metaposts
Tags:, , , ,

Após ler o post Como a tecnologia está presente na sua sala de aula? pude perceber que a imagem do cabeçalho do blog mundotexto, marcas de oficina lítica em uma praia de Santa Catarina, apresenta uma das primeiras tecnologias de produção de artefatos (HERBERTS et al., 2007) do homem pré-histórico. O vídeo anexado ao post em questão, que conta a história da tecnologia na educação, refere-se a inscrições rupestres como a primeira tecnologia de educação empregada pelo homem das cavernas.

Mais ou menos por esta ponte de significação, expresso meu entendimento sobre a produção de textos, atividade em que a persistência para trabalhar as palavras e as ideias pode ser comparada ao trabalho artesanal de polimento de rochas para a produção de ferramentas. E há muito tempo os textos são poderosas ferramentas de inserção social. A escolha da foto foi um tanto aleatória, não pensei nessa relação de sentido que também representa muito para mim. Afinal de contas, minha pesquisa envolve a questão do uso de TIC na produção de dada variedade de texto ou gênero discursivo: o depoimento do Orkut.

Como mencionei um aspecto ligado à construção da identidade visual do blog, aproveito o gancho para explicar o porquê do seu nome. No primeiro post até escrevi que os TEXTOS são as coisas que mais me interessam no mundo e são mesmo! Ao contrário da seleção da imagem, a maneira que escolhi para grafar o nome do blog é algo bem pensado. Vem de indagações que surgiram a partir da leitura de um artigo sobre coerência produzido pela linguista textual de origem alemã Monika Schwarz. No texto dela, encontram-se várias referências ao termo “text-world model”, o qual não saiu mais da minha cabeça porque eu ficava brincando de traduzir para tentar me aproximar do que a teórica queria dizer: seria modelo de mundo e texto? texto-mundo ou mundo-texto? teria que inverter mesmo? e manter a composição da grafia? seria uma versão em inglês de uma daquelas palavras compostas do alemão? ou seria um modelo de mundo textual?

Passados alguns dias, acordei disposta a criar o blog e não tinha dúvida de qual nome teria. Eis aí o mundotexto que entrego à blogosfera!

O vídeo a que me referi no começo aborda de forma didática a evolução histórica das tecnologias de educação. É uma produção americana, então cabe ajustar a interpretação em função das diferenças de contexto social e histórico, o que talvez justifique a minha constatação de que só conheci depois dos anos 90 em ambiente de educação no Brasil muitas das tecnologias utilizadas entre as décadas de 40 a 80.

comentários
  1. […] propósito da relação inicial de mundotexto com a Alemanha, expliquei em outro post como foi a escolha do nome do blog: foi a partir da leitura de artigo produzido por uma linguista […]

  2. Olá Carla, hoje foi um encontro destes ao acaso, descobri seu blog e senti tão pertinho…agora que estou tão longe… bom te ler.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s