Para uma aula de porquês com Armandinho

Publicado: setembro 17, 2013 em Piadas Linguísticas
Tags:, , , , ,

porque

A tirinha do personagem Armandinho, criada pelo ilustrador catarinense Alexandre Beck, pode funcionar como material didático para uma aula de reflexão linguística sobre o uso do PORQUÊ, que tanto gera dúvidas na hora de escrever “junto? separado? com ou sem acento?!?!” A tirinha traz em cada quadro um dos contextos de uso dessa palavra tão explorada pelas crianças na sua primeira infância.

Para descrever o uso do termo de um modo bastante simples, pode-se afirmar que os contextos são: POR QUE como introdutor de pergunta, PORQUE na resposta ou explicação da pergunta, POR QUÊ em posição final de uma pergunta e PORQUÊ como substantivo antecedido de determinante ou artigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s