Guaíba (RS): “Berço de novos cineastas”

Publicado: novembro 15, 2013 em Divulgação científica
Tags:, , , , , , , , ,

O exercício da autoria através das tecnologias e do que a mídia pode proporcionar é o que tento fazer neste blog, seja produzindo textos e conteúdos, seja compartilhando textos e produções alheias.

Por indicação de uma amiga, tomei conhecimento de interessante projeto que incentiva tal prática autoral. Refiro-me ao Festival de Vídeo Estudantil e à Mostra de Cinema, realizados em Guaíba, cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS.  O festival é gratuito, voltado às comunidades estudantil e geral, conta com etapas preparatórias durante o ano e divulgação em escolas da rede básica de ensino. Aproxima-se agora a etapa final que acontecerá de 25 a 30 de novembro de 2013.

Não poderia deixar de destacar o texto de apresentação que consta no site do evento, pois considero ser uma fonte propulsora de realidades, ideias e produções sobretudo (e não exclusivamente) para professores do Brasil inteiro:

“A proposta do Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema – Guaíba/RS, além de firmar-se como um evento que revela a capacidade de alunos da rede básica de ensino de lidar com a linguagem da mídia e exercitar sua autoria utilizando a tecnologia para expressar-se, é de expandir-se como experiência pedagógica de sucesso, partilhando uma metodologia de formação de leitores e produtores de mídia televisiva com educadores e estudantes de pedagogia. As oficinas que oferecem referências básicas da linguagem e noções técnicas da utilização do equipamento de captação e edição de imagens são programadas como atividades preparatórias, visando estimular a participação qualificada de alunos e professores que desejam realizar suas produções para o Festival de Vídeo.

Numa cidade que não possui sequer uma sala de exibição, a Mostra de Cinema oportuniza o acesso de toda a comunidade de Guaíba a filmes nacionais, além de revelar especificidades da linguagem, produção e montagem na área do cinema, contemplando aos interessados em ampliar seus conhecimentos com palestras e oficinas.”

Mais informações:
E-mail: festival@festvideoguaiba.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/festestudantil
Endereço para correspondência: Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, Rua Dr. José Montaury, 289 – Centro – Guaíba/RS – Cep 92500-000

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s